Missionários
Claretianos Brasil

home » Claretianos » Projeto Missionário

Centros Educativos

Os Missionários Claretianos, seguindo as propostas de Santo Antônio Maria Claret, queremos anunciar a Palavra de Deus por todos os meios possíveis, dentre estes, a educação, pois educar é um modo de ser, um modo de significar e um modo de atuar em favor do crescimento do Reino.

Cremos que nossa missão de educar poderá produzir mais frutos e será mais eficiente se estivermos unidos no mesmo ideal, para que assim, nossos alunos possam se desenvolver de acordo com o estilo de Jesus Cristo, que “crescia em estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens”. (Lc 2, 52)

A educação é, para os Missionários Claretianos, um meio eficaz de evangelizar e de nos comprometer na construção de um mundo melhor, no qual a pessoa alcance a sua maturidade com atitudes de respeito, compreensão, solidariedade, responsabilidade participativa e defesa de todos os valores de convivência humana. Assim sendo, “o ser humano humaniza seu mundo, produz cultura, transforma a sociedade e constrói a história”. (DA 330)

A educação claretiana, iluminada pelo carisma do fundador, Santo Antônio Maria Claret, define-se como Escola Missionária e Profética, mediadora da evangelização, pautada na presença da mensagem de Cristo. Ela propõe uma pedagogia e uma didática que estejam em harmonia com o ser e o aprender do aluno, alicerçadas na formação do espírito de cooperação e solidariedade do indivíduo.

Nesse sentido, uma escola missionária claretiana deve:

• Priorizar a elaboração e prática do Projeto Educativo no qual “Cristo, o homem perfeito, é o fundamento em que todos os valores humanos encontram sua plena realização e a partir daí, sua unidade”. (DA 335)

• Promover uma educação centrada na pessoa humana. (DA 334)

• Capacitar nossos missionários para um trabalho qualificado no campo da educação.

• Capacitar um corpo docente no qual “o mestre educa para um projeto de ser humano em que habite Jesus Cristo com o poder transformador de sua vida nova.” (DA 332)

• Desenvolver a Pastoral escolar e universitária “que acompanhe a vida e o caminhar de todos os membros da comunidade universitária, promovendo um encontro pessoal e comprometido com Jesus Cristo.” (DA 343)

• Organizar a pastoral vocacional em nossos centros educativos.

• Promover a integração dos Centros Educativos com as demais frentes apostólicas dos Organismos na linha da “Missão Partilhada”.

• Integrar ao processo acadêmico e profissional dos alunos o amadurecimento na dimensão humana, religiosa, moral, ética, social e missionária.

• Favorecer a integração entre a direção, o corpo docente e discente, técnico-administrativo, egressos e comunidade para que formem uma autêntica comunidade animada pelo espírito cristão e unida pela comum consagração à verdade, pela aceitação do valor e dignidade da pessoa humana e pela igual aspiração à comunhão e ao serviço.

• Promover e articular a abertura consciente e comprometedora com a comunidade local por meio de projetos extensionistas e comunitários, privilegiando grupos que se encontram em “estado de risco”. (cf.: DA 343)

• Desenvolver a identidade claretiana como fator de integração e missionariedade de todos os integrantes da comunidade educativa.