Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Isaias 49,8-15: Preservei-te para seres elo de aliança entre os povos e para restaurar a terra.

Salmo 144, 8-9. 13cd-14. 17-18 (R. 8a): Misericórdia e piedade é o Senhor.

João 5,17-30: Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.

7Mas ele lhes disse: Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também.18Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.19Jesus tomou a palavra e disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho.20Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que fiqueis admirados.21Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer.22Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo o julgamento ao Filho.23Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou.24Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.25Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.26Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho o ter a vida em si mesmo,27e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem.28Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz:29os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.30De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Comentário

O trabalho não é um aditivo à vida humana, mas expressão de sua identidade e de sua função. Por isso é motivo de alarme o aumento do desemprego regional e global, a baixa retribuição salarial e a instabilidade laboral que sacode os trabalhadores e suas famílias, como mostram os números da Organização Internacional do Trabalho. Para a América Latina e Cariba, a OIT se propôs uma agenda de trabalho decente e desenvolvimento sustentável para o ano 2030, com o objetivo de superar o umbral de pobreza de dois dólares ao dia, dos mais de 780 milhões de pessoas que trabalham sem ganhar o suficiente. Sem um trabalho decente, a vida humana fica truncada. “Meu Pai trabalha e por isso eu trabalho”. Estas palavras de Jesus deveriam estar gravadas na frente do altar de cada igreja católica no mundo. Elas resumem a dinâmica da criação e da redenção, tal como a expressamos em nossa vida e liturgia cristãs. Como está o trabalho ao redor de nós? Provemos um crescimento econômico inclusivo, sustentável e produtivo? Trabalhamos como Cristo?

Santo do Dia

S. Jonas e S. Baraquísio

séc. IV ? monges e mártires ? \"Jonas? quer dizer \"pombo?

Jonas e Baraquísio, ou Benedito- Jesus, eram monges de Beth-Iasa. Sofreram o martírio por volta de 327, durante a perseguição de Sapor II, rei da Pérsia. Levados ao tribunal, recusaram-se a adorar o Sol, o Fogo, a Água,sendo por isso submetidos a cruéis torturas. Certo Isaías, cavaleiro do rei, presente ao julgamento, relatou a história desses santos que, destemidamente, questionavam os próprios inquisidores, perguntando a que rei deviam obedecer, se ao Soberano Criador de todas as coisas, que dá inteligência aos homens ou àquele, o imperador, ao qual a morte não tardaria reunir com seus antepassados. Aos juízes que o inquiriam, Jonas dizia que era \"mais sábio semear o trigo do que juntá-lo?. \"Nossa vida é semente lançada na terra para renascer no mundo que há de vir?. Jonas foi mutilado e esmagado até morrer e Baraquísio foi torturado com breu fervente despejado em sua garganta.

Calendário - Serviço Bíblico