Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Terça-feira, 23 de Maio de 2017

Atos 16,22-34: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família

Salmo 137: Salva-me a vossa mão

Jo 16,5-11: Se eu não for, o Paráclito não virá a vós

5Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? 6Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. 7Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. 8E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. 9Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. 10Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; 11ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado.

Comentário

Os profetas estão ajudando a comunidade a compreender o que Jesus lhes havia dito, a eles que estão vivendo o final do primeiro século. Ajudam a descobrir que na comunidade perseguida e ameaçada o Espírito Santo prometido está agindo. A memória do Senhor os sustenta. O Espírito demonstra que, com a ressurreição, Deus confirmou que Jesus tinha razão. Portanto, aqueles que o condenaram (a instituição judaica e o império romano), cometeram um verdadeiro pecado de injustiça. Eles acreditavam ter triunfado, mas Deus vem em socorro da vítima e condena os malfeitores. A ressurreição de Jesus é a sentença de Deus. Deus mesmo reivindica as vidas ceifadas de tantos mártires, homens e mulheres, que ao longo da história deram suas vidas pelo Reino. Na ressurreição de Jesus estão sendo reivindicados mártires como Dom Romero e Angelelli, centenas de animadores de comunidade e servidores da Palavra, assassinados na América Latina. 

Santo do Dia

S. Crispim de Viterbo

1668-1750 ? capuchinho ? \"Crispim? quer dizer \"o que tem os cabelos crespos?


Natural de Viterbo, S. Crispim nasceu no dia 13 de novembro de 1668. Ingressou num convento de capuchinhos, em Viterbo e aos 25 anos foi admitido à Ordem. Franzino, de baixa estatura, exerceu vários ofícios, como o de sapateiro, horticultor, cozinheiro, enfermeiro e encarregado das esmolas para o convento. Chamava-se a si mesmo de \"asno capuchinho?, o animal de carga do convento. A estima e a veneração dos habitantes de Orvieto era tamanha que somente a ele, a Frei Crispim, abriam suas portas, reconhecendo-o como o único e legítimo encarregado das esmolas. Na sua beatificação, em 1806, Pio VII afirmou que Crispim \"era o pai dos pobres, o consolador dos aflitos, puro e simples de coração, pleno de devoção para com a Virgem Santa, Mãe de Deus, ilustre pelo dom da profecia e dos milagres?. Aos 82 anos, prevendo que sua hora chegava, rezava:
Ó meu Deus! Vós me resgatastes por intermédio de vosso sangue. Assisti-me nesta hora. Terminai a obra do vosso amor. Dai-me a certeza da minha salvação. Ó vós, poderosa e veneranda Virgem, Mãe de Deus, sede minha advogada, meu refúgio. Minha protetora, lembrai-vos de mim na hora derradeira (S. Crispim).

Calendário - Serviço Bíblico