Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019

Gn 3,9-24: E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra.

Sl 89, 2. 3-4. 5-6. 12-13. (R.1): Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

Mc 8,1-10: Comeram e ficaram satisfeitos.

Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 'Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe.' Os discípulos disseram: 'Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?' Jesus perguntou-lhes: 'Quantos pães tendes?' Eles responderam: 'Sete.' Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

Comentário

A fome é um dos flagelos que açoitam o mundo. Segundo a FAO há 750 milhões de pessoas no mundo que passam fome, ou seja, 12,9% da população mundial em contraste com os oito personagens mais ricos do mundo que acumulam um capital equivalente à metade dos bens da população mundial. Que desproporção! Jesus sente compaixão das pessoas que passam fome. Convida a compartilhar os bens para que todos tenham uma vida digna, equitativa. Jesus proporciona não somente pão material, mas também o pão do amor, da paz, da graça, enfim, um pão abundante e delicioso capaz de saciar todas as fomes da humanidade. Construir um mundo novo, alternativo, equitativo, justo e fraterno é o grande ensinamento que Jesus nos comunica neste dia. É oportuno fazer uma boa revisão de vida e uma análise crítica de nossa realidade para identificar as desigualdades flagrantes de nossa sociedade e apresentar alternativas possíveis. Você se arrisca a assumir este desafio?

Santo do Dia

S. Onésimo

séc. I ? bispo ? \"Onésimo? significa \"aproveitável?, \"útil? 

Onésimo viveu na Turquia e era escravo de Filêmon, um morador da cidade de Colossos, que havia sido convertido por Paulo Apóstolo. Fugia de Filêmon por causa de um furto que cometera. Encontrando-se com Paulo na prisão, em Roma, converteu-se ao Evangelho e se fez batizar pelo Apóstolo. Paulo não somente intercedeu por ele junto a Filêmon, como também se propôs a ressarcir o prejuízo. Este fato está relatado na Carta a Filêmon, capítulos de 15 a 20. Foi também o portador da Carta de Paulo endereçada aos cristãos da cidade de Colossos (4,7-9). Segundo S. Jerônimo, além de anunciador do Evangelho, Onésimo foi também bispo. Morreu martirizado em Roma, como acontecera com o próprio Paulo.

Calendário - Serviço Bíblico