Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

Tema: São Bernardo, Abade e Doutor da Igreja (Memória)

Ez 24,15-24: Ezequiel servirá para vós como sinal: fareis exatamente o que ele fez.

Dt 32,18-19. 20. 21 (R. Cf. 18a): Esqueceram o Deus que os gerou.

Mt 19,16-22: Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu.

Alguém aproximou-se de Jesus e disse: 'Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?' Jesus respondeu: 'Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos.' O homem perguntou: 'Quais mandamentos?' Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo.' O jovem disse a Jesus: 'Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?' Jesus respondeu: 'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.' Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

Comentário

Aceitar nossa verdade autêntica, nunca é fácil. Com frequência são necessárias experiências de situações limites, que causam uma profunda ressonância, que desperta nossa consciência, abrindo-se para o Senhor. A liberdade é a atitude que o discípulo deve assumir perante as riquezas. Essa liberdade põe em ação um dinamismo que convida à perfeição segundo as exigências do evangelho, pela obediência à Palavra e pelo amor ao próximo. Esta é a justiça superior que solicita nosso seguimento e que está acima de qualquer cumprimento formal da lei. A disposição para "vender" e "dar" os bens aos pobres, é um dom de Deus que frutifica na liberdade. Sempre faltará radicalidade na observância aos mandamentos enquanto não houver uma obediência total à Palavra que se coloca acima do apego às riquezas. A renúncia aos bens materiais é uma exigência. A perfeição do evangelho se fundamenta na liberdade para obedecer a Palavra do Senhor, dando tudo aos pobres, sem cálculos egoístas. Nosso seguimento está sustentado por esta liberdade?

Santo do Dia

S. Bernardo

1112-1153 ? abade e doutor da Igreja ? \"Bernardo? quer dizer
\"o que é forte como um urso?


Natural de Borgonha, Bernardo de Claraval foi uma personalidade religiosa marcante da época. Além de abade e administrador, destacou-se como místico, pregador, político, polemista, escritor, fundador de mosteiros, conselheiro de papas, reis e bispos. Devoto de Maria, deixou-nos uma das mais belas orações a ela dedicada: Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que alguém que tenha recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência ou reclamado vosso socorro tenha sido por vós desamparado. Animado com a mesma confiança, a vós, ó Virgem, entre todas singular, recorro como à mãe e de vós me valho sob o peso dos meus pecados me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minha súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Calendário - Serviço Bíblico