Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Pe. José Rodrigues

27/04/1994 (77 anos)

São Paulo, SP, Brasil

São Paulo, SP, Brasil

Irmão José Rodrigues de Almeida, CMF

 

Nascimento: 05 de novembro de 1917

Localidade: Curitiba PR -  Diocese de Curitiba

Pais: Sr. Josephus e Sra. Olinda

Profissão Religiosa: 02 de fevereiro de 1941

Falecimento: 27 de abril de 1994

 

O Irmão Almeida, como nós o chamávamos na intimidade, nasceu em Curitiba, capital do Estado do Paraná, no dia 05 de novembro de 1917. Seus pais, o Sr. José de Almeida Rodrigues e a Sra. Olinda Rodrigues de Almeida, eram portugueses que emigraram para o Estado do Paraná. Eram bons cristãos e residiam na paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Curitiba. Foi, certamente, o contato com os claretianos de nossa Casa de Curitiba que despertou sua vocação.

Entrou para o Seminário de Rio Claro em 16 de abril de 1934. Ali fez o curso de humanidades. Em 1º de fevereiro de 1940, foi para Guarulhos para fazer o Noviciado. Fez sua profissão religiosa em 02 de fevereiro de 1940 em Guarulhos. Após ter professado foi para Curitiba iniciar o curso de Filosofia. Após alguns esforços na aprendizagem começou a sentir dificuldades nos estudos filosóficos. Depois de um tempo de discernimento, aconselhado pelos superiores, deixou a vida seminarística e optou pela vida consagrada de irmão missionário.

Voltou para Guarulhos e ali se incorporou a alguns noviços que estavam no Noviciado. Com estes irmãos passou a aprender os serviços domésticos, de alfaiataria, portaria e outros. De Guarulhos foi transferido para a Casa de Esteio e lá fez sua profissão perpétua, em 05 de agosto de 1947.

Trabalhou também em outras comunidades, como Rio Claro e Curitiba, servindo à portaria, à alfaiataria e aos serviços domésticos. Seu maior tempo viveu na comunidade de São Paulo. Foi propagandista e cobrador de Revista Ave-Maria por alguns anos. Sua maior colaboração foi nos escritórios da Revista, controlando recebimentos, assinaturas, cancelamentos, etc. Isto devido seu estado de saúde sempre abalado. Apesar de enfermo, fez tudo o que pôde em prol de nossa Revista Ave Maria.

No final da vida, já bastante enfermo e sem forças, recolheu-se aos seus aposentos, conformando-se com a vontade do Pai, sempre assistido pelo irmãos da comunidade e pelo enfermeiro da casa que, com carinho, o assistia. Na manhã do dia 07 de abril de 1994, seu estado de saúde piorou muito. O enfermeiro da casa, que sempre cuidou dele, avisou o padre superior que o encaminhou para ser internado na Santa Casa. Antes de ser internado, recebeu das mãos do Pe. Nelson Caleffi a Unção dos Enfermos. Ao entrar na Santa Casa, apesar de todos os cuidados médicos para recuperá-lo, acabou falecendo na tarde do dia 07 de abril de 1994.

Seu velório foi na Igreja Matriz. Na manhã do dia seguinte foi celebrada a missa de exéquias, presidida pelo Padre Provincial e concelebrada pelos padres claretianos presentes, com a participação de muitas pessoas conhecidas e amigas. Em seguida foi sepultado no jazigo da Congregação no Cemitério do Santíssimo Sacramento.

O Irmão Almeida viveu entre nós, deixado-nos o exemplo do grande valor da vida simples e quotidiana, vivida na fidelidade. De caráter reservado, deixa-nos o testemunho de como viver abraçado ao sofrimento, na paciência, configurado com Cristo sofredor. Descanse em paz!

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31